terça-feira, 12 de outubro de 2010

O consumo diário de sementes pode ajudar na redução do colesterol ruim

As sementes podem ser usadas para controlar o colesterol ruim. Um especialista explica como preparar um kit de castanhas com frutas secas e quais são as porções exatas de sementes que a gente precisa comer por dia.

Essa foi solução encontrada pelo Wilson Aparecido Rabelo na luta contra o colesterol. “Chegava a mais de 450, sendo que o ideal é 200. Hoje está próximo de 200", diz o administrador de empresa.
A receita do médico da Unicamp é baseada em pesquisas mundiais que comprovam a ação de sementes e castanhas no combate ao colesterol. Algumas agem no organismo como um remédio.
“As nozes são utilizadas para a prevenção de problemas cardiovasculares. O pistache reduz o nível de colesterol. A castanha do Pará tem o ômega 6 que também tem uma ação na redução do colesterol. E a própria castanha de caju, além do alto teor protéico, ela também reduz o colesterol”, explica Edson Credidio, nutrólogo da Unicamp.
Para obter o resultado medicinal é preciso disciplina. Os alimentos devem ser consumidos todos os dias, de forma controlada. “No caso das nozes para prevenção de doença cardiovascular, uma noz, que são duas tampinhas. O pistache, 40 gramas, aproximadamente uma colher de sopa. A castanha do Pará uma unidade por dia e a castanha de caju, duas a três unidades dia", diz o nutrólogo.
Para quem trabalha fora, outra orientação é fazer um kit anti-colesterol com frutas secas e castanhas. A sugestão tem tâmara, damasco, ameixa e uma noz inteira, que são as duas metades. O saquinho tem a porção na medida indicada. É fácil carregar e deve ser consumido entre as refeições. Um kit de manha e outro à tarde.
“O kit além de saudável é extremante barato. Como a fruta é seca não estraga, pode deixar na bolsa, no porta luvas do carro, na gaveta do trabalho e tentar comer a cada três horas", explica Edson Credidio.
Sementes podem complementar seu café da manhã
Coloque uma colher da mistura de quinua, amaranto, linhaça e gergelim, sobre o pão com queijo ou margarina. Outra opção é acrescentá-la ao iogurte.



Na quantidade certa e consumidas diariamente, sementes e frutas secas podem ajudar no controle do colesterol ruim. Quem sugere esse hábito é o médico nutrólogo e doutor em ciências dos alimentos Edson Credidio.

Baseada em estudos mundiais, ele montou um pacote para se levado na bolsa e consumido duas vezes por dia. Em um bate-papo com os internautas, o médico tirou dúvidas sobre as quantidades ideais de cada alimento e contou detalhes sobre os benefícios para a saúde. Confira abaixo os melhores momentos dessa conversa:

Como montar o pacote
De maneira geral, se coloca uma noz inteira (as duas tampas), uma castanha-do-pará e uma fruta seca, pode ser damasco, ameixa, tâmara ou figo. A fruta que gostar mais. Coloca em uma embalagem fechada e o kit dura mais de uma semana. Não podemos deixar de falar que tudo isso deve ser inserido em um plano alimentar adequado.


Para manter peso
É muito mais fácil controlar o valor calórico com esse kit do que fazer um lanche com um assado, por exemplo. Ela tira a fome e a pessoa ainda fica satisfeita. As sementes possuem um valor proteico muito importante.

Pesquisa
Essa descoberta começou em 1999 quando foi criado o grupo de alimentos funcionais. São aqueles que, além de apresentar vitaminas e minerais, possuem substâncias que previnem doenças crônicas e degenerativas.

Ração humana
É baseada em uma multi-mistura da Pastoral da Criança, valorizada como nutriente. Ela é ótima para aumentar a ingestão de fibras. Quem se alimenta bem não precisa desse complemento.

Atividade física
Quem faz uma maratona vai queimar a reserva de gordura. A quantidade de carboidratos do corpo é insignificante. Para que não fique doente, recomendo que coma as oleaginosas para repor as gorduras boas que se está perdendo. O atleta vai render muito mais do que consumindo outras substâncias.

Farelos
Quanto mais processado o alimento, mais pobre ele fica. A melhor opção sempre será a mais próxima do natural. Temos que optar pelo alimento integral. Quando transformado em farinha e o farelo, ele perde os nutrientes nobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário