Quem tem celulite sabe como é difícil se livrar dela, mas existem grandes aliados. Alguns legumes, frutas e verduras, ajudam a combater o aspecto de casca de laranja que as mulheres odeiam.
A lista dos aliados nesta luta começa com as verduras. “Os verdes escuros como o brócolis, agrião, rúcula, espinafre ajudam não só como anti-inflamatórios mas também ajudam a circulação”, explica Silvia Bretz, endocrinologista.
Os mesmos benefícios estão no azeite. Basta uma colher por dia. “É claro que o azeite também é rico em caloria por isso que pessoas acima do peso não deveriam consumir mais do que quem colher se sopa e lembrando que o azeite deveria ser consumido sempre frio, porque senão pode perder algumas propriedades”, afirma.
O ideal é substituir o pãozinho do café da manhã por aveia com frutas e trocar o arroz branco pelo integral. “Eles seriam importantes porque essas fibras no intestino reagem com a água varrendo as toxinas e eliminando fazendo uma faxina no organismo”, explica a endocrinologista.
Pimenta, gengibre e bebidas como café e chá verde ajudam a queimar calorias, mas exigem moderação, pois podem provocar taquicardia, insônia ou gastrite. Basta um toque de pimenta e uma xícara de café. O chá verde, para quem não tem restrições, pode ser tomado de manhã e à tarde, até dois litros por dia.
“Na verdade uma vez que não existe nenhum alimento que sozinho combata a celulite é interessante que ao longo da vida fazermos combinações inteligentes. Então começarmos sempre com uma boa salada, carnes magras como frango e peixes. O sucesso vai ser notado ao longo dos anos e da vida”, garante Silvia Bretz.
A grande maioria das mulheres tem celulite, nem que seja um pouco. As palavras são da médica endocrinologista Silvia Bretz, que nesta sexta-feira (17) participou de um bate-papo aqui no site. Isso não significa, no entanto, que esse problema que atormenta tantas mulheres não tenha controle. Segundo Silvia, uma dieta livre de gorduras e sal, a prática de exercícios físicos e o uso de roupas que não impeçam a circulação sanguínea são as principais medidas para uma estética mais satisfatória.
Causas
“A celulite tem muitas causas fatoriais, genética e ambientais. O indivíduo é afetado por fatores externos. Algumas das principais causas são má alimentação, fumo, estresse, uso abusivo de álcool e sedentarismo. De qualquer forma, posso dizer que a grande maioria das mulheres tem celulites, especialmente por causa da questão hormonal, mas existem algumas excessões.”
Vilões da alimentação
“Na alimentação, há muitos vilões. O refrigerante é um ponto interessante. Às vezes a pessoa toma refrigerante diet ou zero achando que não vai ser prejudicada. Mas até esses têm sódio, que causa retenção de líquido. Isso contribui para a formação de celulite. Outro grande vilão é o alimento embutido, como salames e presuntos. Eles têm muito sal e gordura trans.”
Cremes e tratamento
“Os cremes para celulite, atualmente, são muito interessantes e poderosos. Antigamente, os efeitos de penetração eram fracos. Hoje há muita penetração, tanto que se faz até reposição hormonal pela pele. No entanto, se você não tomar outras atitudes paralelamente, como ter alimentação saudável e fazer exercícios físicos, não vai adiantar. Outra coisa importante é o tempo de uso desses cremes. O tratamento da celulite é muito longo. Você não pode querer um efeito imediato. Eu recomendo que você aposte no seu dermatologista.”
Circulação do sangue
“A falta de circulação em determinadas áreas contribui para o surgimento de celulites. Drenagem linfática é uma coisa muito boa nesse sentido, pois melhora a circulação local. Roupas apertadas prejudicam. Por exemplo, jeans e cintas justas. Claro que se você fizer uma cirurgia e tiver que usar aquela cinta, não tem jeito. Mas roupas justas usadas a longo prazo só tendem a piorar o problema da celulite, uma vez que dificultam a circulação sanguínea.”