quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sucos&Vitaminas

     Suco de Goiaba com Limão  
2 goiabas grandes descascadas e picadas
2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de açúcar
Canela em pó a gosto
Gelo a gosto

Bata no liquidificador as goiabas, a água, o suco de limão, o açúcar e a canela até que fique homogêneo. Coe e acrescente gelo.

Rendimento: 3 porções
Tempo de Preparo: 10 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil

domingo, 26 de setembro de 2010

Torta de maçã com sorvete

Ingredientes:
- 8 maçãs com casca
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de canela
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de noz moscada
- 100 gramas de manteiga
Modo de preparo:
Fatiar as maçãs e forrar a assadeira. Misturar todos os outros ingredientes para fazer uma farofa.
Cobrir as maçãs fatiadas com a farofa de forma homogênea, sem amassar. Levar ao forno médio por meia hora.
Servir quente com uma bola de sorvete.

Médicos recomendam o consumo de pelo menos uma maçã todos os dias

A maçã é rica em fibras, antioxidantes e minerais. Por isso ajuda a perder peso, retarda o envelhecimento das células, diminui os efeitos da menopausa e ainda tem poucas calorias.

O Jornal Hoje mostra como escolher e guardar direitinho essa fruta para preservar esses benefícios todos.
Escolha a maçã que tiver cabinho. “Tirou o cabinho, você causou um estresse no fruto e ele vai amadurecer mais rápido”, explica Gustavo Costa Almeida, agrônomo.
Na hora de comprar, preste atenção na casca. Brilho é bom sinal, as maçãs mais opacas ou foram muito tocadas ou perderam água e estão secas.
Na fruteira, em local fresco, ela dura até sete dias, mas cuidado: a maçã libera bastante gás etileno, responsável pelo amadurecimento de frutas e hortaliças. “Se você deixar a maçã perto de um brócolis, o brócolis vai ficar amarelo. Perto de outras frutas, como o kiwi, como a uva, elas também vão perder mais rápido. Guarde a maçã na gaveta na parte de baixo da geladeira dentro de um saquinho plástico furadinho pra possibilitar que ela respire”, explica o agrônomo.
Uma maçã tem em média sessenta calorias e muitos benefícios. “Existe um ditado inglês muito antigo que diz que uma maça por dia afasta o doutor e é verdade. Tem antioxidantes que ajudam a combater o câncer”, afirma Diana Coulon, nutricionista.
A fruta também tem o boro, um mineral que ajuda na absorção do magnésio e do cálcio dos outros alimentos. “Mulheres na menopausa que tem tendência maior a desenvolver osteoporose e muito importante consumi-la. Ajuda em tratamentos pra celulite, em tratamentos para a obesidade”, diz a nutricionista.
A pectina, uma das fibras da maçã, também ajuda a emagrecer porque regulariza o intestino, diminui a absorção de gordura dos alimentos e da glicose no sangue.
Atenção: “A casca é onde tem mais fibras e onde tem mais antioxidantes. A partir do momento que você corta uma fruta ou tira a casca você já começa a perder os antioxidantes e os minerais e algumas vitaminas principalmente a Vitamina C”, afirma Diana.

Aprenda a fazer um bolo de maçã
Ingredientes:
- 3 maças com casca e semente
- 3 ovos
- ½ xícara de óleo
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher e sopa de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento
Modo de preparo:

Corte a maçã com casca e semente em pedaços. Bata no liquidificador com os três ovos, o açúcar e o óleo.
Coloque a mistura do liquidificar numa travessa e adicione o fermento, a farinha de trigo e a canela. Misture até ficar uma massa consistente e homogênea.
Disponha a massa numa forma antiaderente. No forno pré-aquecido a 180ºC, asse por 35 minutos.
Para decorar, polvilhe açúcar com canela em pó e em pau.

Celulite pode ser amenizada com alimentação balanceada e exercícios

Quem tem celulite sabe como é difícil se livrar dela, mas existem grandes aliados. Alguns legumes, frutas e verduras, ajudam a combater o aspecto de casca de laranja que as mulheres odeiam.

A lista dos aliados nesta luta começa com as verduras. “Os verdes escuros como o brócolis, agrião, rúcula, espinafre ajudam não só como anti-inflamatórios mas também ajudam a circulação”, explica Silvia Bretz, endocrinologista.
Os mesmos benefícios estão no azeite. Basta uma colher por dia. “É claro que o azeite também é rico em caloria por isso que pessoas acima do peso não deveriam consumir mais do que quem colher se sopa e lembrando que o azeite deveria ser consumido sempre frio, porque senão pode perder algumas propriedades”, afirma.
O ideal é substituir o pãozinho do café da manhã por aveia com frutas e trocar o arroz branco pelo integral. “Eles seriam importantes porque essas fibras no intestino reagem com a água varrendo as toxinas e eliminando fazendo uma faxina no organismo”, explica a endocrinologista.
Pimenta, gengibre e bebidas como café e chá verde ajudam a queimar calorias, mas exigem moderação, pois podem provocar taquicardia, insônia ou gastrite. Basta um toque de pimenta e uma xícara de café. O chá verde, para quem não tem restrições, pode ser tomado de manhã e à tarde, até dois litros por dia.
“Na verdade uma vez que não existe nenhum alimento que sozinho combata a celulite é interessante que ao longo da vida fazermos combinações inteligentes. Então começarmos sempre com uma boa salada, carnes magras como frango e peixes. O sucesso vai ser notado ao longo dos anos e da vida”, garante Silvia Bretz.
A grande maioria das mulheres tem celulite, nem que seja um pouco. As palavras são da médica endocrinologista Silvia Bretz, que nesta sexta-feira (17) participou de um bate-papo aqui no site. Isso não significa, no entanto, que esse problema que atormenta tantas mulheres não tenha controle. Segundo Silvia, uma dieta livre de gorduras e sal, a prática de exercícios físicos e o uso de roupas que não impeçam a circulação sanguínea são as principais medidas para uma estética mais satisfatória.
Causas
“A celulite tem muitas causas fatoriais, genética e ambientais. O indivíduo é afetado por fatores externos. Algumas das principais causas são má alimentação, fumo, estresse, uso abusivo de álcool e sedentarismo. De qualquer forma, posso dizer que a grande maioria das mulheres tem celulites, especialmente por causa da questão hormonal, mas existem algumas excessões.”
Vilões da alimentação
“Na alimentação, há muitos vilões. O refrigerante é um ponto interessante. Às vezes a pessoa toma refrigerante diet ou zero achando que não vai ser prejudicada. Mas até esses têm sódio, que causa retenção de líquido. Isso contribui para a formação de celulite. Outro grande vilão é o alimento embutido, como salames e presuntos. Eles têm muito sal e gordura trans.”
Cremes e tratamento
“Os cremes para celulite, atualmente, são muito interessantes e poderosos. Antigamente, os efeitos de penetração eram fracos. Hoje há muita penetração, tanto que se faz até reposição hormonal pela pele. No entanto, se você não tomar outras atitudes paralelamente, como ter alimentação saudável e fazer exercícios físicos, não vai adiantar. Outra coisa importante é o tempo de uso desses cremes. O tratamento da celulite é muito longo. Você não pode querer um efeito imediato. Eu recomendo que você aposte no seu dermatologista.”
Circulação do sangue
“A falta de circulação em determinadas áreas contribui para o surgimento de celulites. Drenagem linfática é uma coisa muito boa nesse sentido, pois melhora a circulação local. Roupas apertadas prejudicam. Por exemplo, jeans e cintas justas. Claro que se você fizer uma cirurgia e tiver que usar aquela cinta, não tem jeito. Mas roupas justas usadas a longo prazo só tendem a piorar o problema da celulite, uma vez que dificultam a circulação sanguínea.”

sábado, 18 de setembro de 2010

Aprenda a fazer um suco anticelulite

Água de coco, cenoura e manga protegem o colágeno e garantem a firmeza da pele e ajudam na eliminação do inchaço.
imprimir A nutricionista Graça Morais explica como fazer um suco anticelulite:
Coloque no liquidificador a água de coco, meia cenoura picada, uma manga e uma castanha do pará.
A dica é não jogar a casca da cenoura e da manga, porque é nelas que se encontram a maior quantidade de nutrientes, que vão proteger o colágeno e garantir a firmeza da pele. A água de coco contém nutrientes que vão ajudar na eliminação do inchaço.

SUCO ANTIOXIDANTE COM GENGIBRE

Ingredientes:
1 copo com o suco de 3 laranjas
1/2 cenoura 1 talo de salsão pequeno
1 pedaço pequeno de gengibre
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e coe em uma peneira. Adoce com mel, açucar ou adoçante.
Rendimento: 1 copo




 


SUCO DE LIMÃO SICILIANO COM CAPIM LIMÃO

Ingredientes:
1 xícara (chá) de folhas de capim santo picadas
2 copos de água suco de 2 limões sicilianos gelo mel, açúcar ou adoçante a gosto
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o capim santo com a água. Coe e bata novamente com o suco de limão e o gelo. Adoce como preferir e sirva. Se for deixar na geladeira, não deixe passar de 3 horas. Depois disso, a cor e o sabor começam a mudar.
Rendimento: 4 copos

SUCO REFRESCANTE DE ABACAXI COM HORTELÃ

Ingredientes:
1/2 abacaxi descascado suco de 1 limão
10 folhas grandes de hortelã
2 copos água gelada

 gelo a gosto
Modo de Preparo:
Corte o abacaxi em cubos, coloque no liquidificador e acrescente os outros ingredientes. Bata até a consistência ficar homogênea. Sirva bem gelado. Você pode decorar o copo com algumas folhas frescas de hortelã.
Rendimento: 4 copos

 

SMOOTHIE DE VERÃO
 
Ingredientes:
2 copos de iogurte natural sem sabor
½ melão médio cortado em cubos médios
½ caixa de morangos lavados
folhas de 2 ramos de hortelã lavadas
½ lata de refrigerante sabor limão mel
Modo de Preparo:
Com antedência, congele as frutas. No liquidificador, coloque o iogurte, as frutas congeladas e as folhas de hortelã. Bata em velocidade alta até que o suco fique bem cremoso. Acrescente o refrigerante e bata por mais 15 segundos. Se preferir o suco um pouco mais doce, coloque um pouco de mel. Sirva bem gelado. Você pode decorar os copos com calda de groselha. Aqueça 1 xícara (chá) de xarope de groselha em fogo baixo por 15 minutos ou até obter uma calda espessa. Deixe esfriar e decore a lateral dos copos.
Rendimento: 6 porções
 
SUCO DE AGRIÃO COM ABACAXI
Ingredientes:
4 galhos de agrião com talos
1 maçã com casca
6 fatias de abacaxi
4 copos de água
Modo de Preparo:
Coloque o agrião, a maçã, o abacaxi e a água no liquidificador. Se preferir uma textura mais fina, coe o suco. Adoce como preferir e sirva. Experimente subistituir o abacaxi pelo suco de laranja, diminuindo o volume de água proporcionalmente.
Rendimento: 04 copos
 
Suco de casca de manga

Ingredientes:

Casca de 5 mangas

1 litro e meio de água

Açúcar ou mel a gosto

Modo de preparar :

Lave e higienize bem as mangas, descasque e reserve as cascas. Leve para o liquidificador as cascas com água e bata por 2 minutos. Coe, adoce e sirva gelado.

Valor Nutricional: Mineral, carboidratos e vitamina A

 

Ingredientes:

300ml de suco de laranja - ¼ de abobrinha sem o miolo - Folhas de hortelã Modo de Preparo: Em um liquidificador bata o suco de laranja com a abobrinha sem miolo, as folhas de hortelã à gosto e gelo. Coe e sirva gelado.


SUCO DO PÓ DA CASCA DE MARACUJÁ BLOQUEIA A GORDURA

Quando pensamos no maracujá pensamos em sucos, doces e sobremesas feitos com a polpa da fruta, e que o resto é descartável. Pois bem mulheres de todo Brasil erramos denovo. Da casca do maracujá podemos retirar diversos nutrientes importantes ao nosso corpo e que podem até dar uma ajuda na dieta. A casca do maracujá é processada e transforma-se em uma ” farinha” digamos assim e pode ser usada em chás , shakes e obviamente sucos. Segue abaixo alguns benefícios deste mais novo aliado da dieta. Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia. E agora como se não bastasse todos estes benefícios, vamos aos nutrientes extras: A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais. • Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago. • Ferro: previne anemia e aumenta o pique. • Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes. • Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação. Como o maracujá bloqueia a gordura? Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. “Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)”, comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto. Saiba como usar a fruta a seu favor O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar”. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não). Vai experimentar? Conte para a gente o resultado! Faça em casa Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use, de preferência, maracujá orgânico – sem agrotóxico.
Veja como fazer.
• Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.
• Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
• Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.
• Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha. • Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
 
FONTE: REVISTA BOA FORMA
 

Receitas de reaproveitamento de alimentos

Geléia de casca de frutas Ingredientes: 2 cascas de maçã 2 cascas de goiaba 2 cascas de pera 1 xícara de chá de mamão 3 xícaras de chá de água 8 colheres de chá de açúcar Modo de preparo: Coloque em uma panela, 2 xícaras de chá de água, e as cascas de maçã, pera e goiaba. Deixe ferver até amolecer e reserve. Em outra panela, coloque as cascas de mamão com uma xícara de chá de água e deixe ferver até amolecer. Após o cozimento despeje a água e a casca de mamão no liquidificador, batendo até formar um purê. Em uma panela, misture o purê de frutas com açúcar e deixe cozinhar até atingir o ponto de geléia. Valor Calórico da porção: 47,98 kcal Rendimento: 15 porções Tempo de preparo: 40 minutos

Perigo no Feijão - Cuidado ao manusearem feijão cru!!!

Por via das dúvidas vale a pena abrir o saco, colocar os feijões em uma bacia sem manuseá-los, deixar de molho com vinagre por 15 a 20 minutos (insetos não sobrevivem mais que isto molhados)
para depois catarem o feijão.
Como se não bastasse a gripe suína, lá vem mais bomba!!!
Matéria divulgada em vários sites de Agricultura, porém foi misteriosamente tirada do ar.
Confirmado na última semana o 83º caso de Chagas contraído a partir do Feijão servido nas refeições dos brasileiros.
Pelo que foi divulgado pela mídia especializada, toda a colheita entregue por uma cooperativa de plantadores de feijão (COOVENF) está contaminada com o protozoário da doença de Chagas (tripanosoma cruzi), oriunda do Barbeiro.
A doença se alastrou com rapidez, pois a cooperativa atende a mais de 18 empresas que embalam o Feijão e o distribuem para todo Norte, Centro Oeste e Sudeste do Brasil.
  inseto em forma de ninfa no lote do feijão

O que é mais alarmante é que foi constatado que os lotes NÃO foram tirados de circulação, fazendo com que o número de infectados aumente a cada semana.

Feijão contaminado

É sabido que já se contraiu CHAGAS a partir dos tipos carioquinha, jalo e preto, uma vez que todos são originários da mesma Cooperativa.

A maioria dos doentes estão no sul do estado de Goiás, São Paulo e Minas, porém sabe-se que há casos no Acre, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Profissional da UNIUPS examina várias embalagens de feijão contaminadas

Infectologistas estão recomendando que se troque temporariamente o feijão por Canjica ou Grão de Bico(imunes ao Chagas) porém, se for indispensável o uso do grão do feijão nas refeições, aconselham que use 2 colheres de vinagre no feijão que deverá ficar de molho por 15 minutos.


Falem as suas  amigas sobre o assunto, pois isso é muito perigoso!